terça-feira, 6 de outubro de 2009

Terceira idade aprende a reaproveitar alimento
Ana Paula Fonseca


Com a finalidade de ajudar os moradores do bairro do Leme e das favelas do Chapéu, Mangueira e Babilônia foi criada no Rio de Janeiro pela Arno a "Casa do Vovô". O projeto ensina a reaproveitar alimentos qualificando profissionalmente pessoas da terceira idade ou desempregadas para que possam gerar renda e montar seu próprio negócio.

A Casa do Vovô faz a inclusão social oferecendo cursos gratuitos de culinária, etiqueta e artesanato. Nas oficinas de culinária as pessoas aprendem técnicas para reutilizar os talos, cascas e folhas fazendo doces e recheios para pães ao invés de jogar no lixo.

"Infelizmente as pessoas jogam fora cascas e talos, pois acham que não presta, entretanto é esse alimento que mais tem nutrientes", afirma o gerente de Responsabilidade Social da Arno, Mauro Almeida.

Durante o curso de culinária as pessoas aprendem tudo sobre higiene na cozinha: que o cabelo deve estar preso, unhas cortadas, o ambiente deve estar limpo antes de fazer a receita, para que depois os alimentos sejam vendidos para a população ou comércio.

Também são utilizados nas aulas receitas de datas comemorativas, para que as pessoas possam obter renda extra no final do mês vendendo os produtos confeccionados em suas casas. Além dessas receitas os próprios alunos trazem suas receitas e trocam entre si.

Segundo Almeida, as receitas são direcionadas ao reaproveitamento de alimentos, pois assim as pessoas podem trabalhar como autônomos, montar o seu comércio ou mesmo trabalhar em padaria e confeitaria utilizando essas técnicas.

Essa iniciativa conta com a contribuição das associações de moradores, da Casa Gourmet - que equipou o espaço com forno elétrico, batedeira e liqüidificador - e também com a ajuda de empresas que doam alimentos. O espaço ganhou dos moradores um fogão, uma geladeira e um microondas.

"O curso tem como idéia fazer com que essas pessoas se sintam úteis na sociedade, produzindo coisas que a população consome diariamente para assim gerar uma renda extra no final do mês", disse Almeida informando que o espaço atende 10 pessoas por semana.

0 comentários:

Postar um comentário