domingo, 20 de setembro de 2009

Reaproveitamento de alimentos pode enriquecer o cardápio

A alimentação alternativa é feita com o reaproveitamento de alimentos que consideramos lixo, como talos e cascas de frutas, mas que possuem um valor nutritivo maior do que imaginamos.

CINTIA ROBERTA

Muitas vezes, na correia do dia a dia, acabamos fazendo nossas refeições pelas ruas e, quando estamos em casa, não nos damos conta da importância das “sobras” de alguns alimentos, que consideramos, muitas vezes, inaproveitáveis. Mas esses alimentos, como cascas e talos de frutas, podem ser reaproveitados. E além de evitar o desperdício, colabora para melhor qualidade de vida, uma vez que são ricas em vitaminas.

De acordo com a técnica em nutrição e dietética de Mauá Camila Bellver, é totalmente possível fazer a reutilização destas partes de alimentos que julgamos ser lixo. "A casca de abacaxi, por exemplo, é rica em vitamina C e fibra. Enquanto a casca de banana, além da vitamina C também tem vitamina A e as do complexo B", explica Bellver.

Outro alimento rico em vitamina C e pectina é a casca da laranja. A vitamina C além de ser importante em tratamentos antialérgicos, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, dá resistência aos ossos e dentes e é bom na prevenção de gripes e infecções. A casca de mamão também é rica em vitamina C e A. A vitamina A é importante para combater distúrbios na percepção de cores, na acomodação visual e problemas nas células da pele.

Talos de espinafre também têm vitamina A, além de ferro e potássio. Enquanto os talos de agrião são ricos em vitaminas A, C e complexo B, fósforo e ferro. A ausência de ferro no organismo pode causar fraqueza capilar e anemia.

Para comprovar e reutilizar esses alimentos, Bellver dá a dica de uma receita simples e saborosa: a gelatina de suco de casca de abacaxi, que além de nutritiva, dá um toque especial para a mesa:

Gelatina de Suco de Casca de Abacaxi
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1/2 litro de suco de casca de abacaxi
- 1 unidade de gelatina de abacaxi
Modo de Preparo
Ferva a casca de um abacaxi com um pouco de água. Bata a casca no liquidificador e coe. Dissolva a gelatina em um pouco de suco e acrescente o açúcar, mexendo bem. Coloque em taças e leve à geladeira para endurecer. Sirva no dia seguinte.
Rendimento: 5 porções
Valor calórico (por porção): 55 calorias

0 comentários:

Postar um comentário